
Diferente do que muitos imaginam, dirigir não é igual em todo lugar. Cada país possui suas regras de trânsito e, também, seus costumes. Se você está planejando viajar para cidades como Miami, Orlando ou Nova York, é interessante conhecer as regras e os hábitos dos motoristas americanos. Nesse post, vamos citar algumas informações imprescindíveis antes de colocar as mãos no volante e começar a dirigir no EUA.
Primeiramente, para você alugar um carro nos Estados Unidos, é importante saber: documentos necessários, idade mínima, forma de pagamento e valores. O documento requerido para a locação é a Carteira Nacional de Habilitação e a idade mínima pode variar de loja para loja. Em algumas locadoras, eles até cobram taxa extra para menores de 25 anos. Esses estabelecimentos também exigem um cartão de crédito internacional, então já se programe e solicite um antes de sair do Brasil. O preço pode variar muito, portanto, é interessante pesquisar em diversas locadoras antes de se decidir.
A primeira dica para quem vai dirigir também é a que vai auxiliar em todas as outras: atenção máxima nas sinalizações! Pode parecer óbvio, mas o hábito de dirigir acaba fazendo com que nos esqueçamos de ficar atentos a todas as placas. Nos EUA, a sinalização é bastante clara e objetiva, só pelo fato de prestar atenção a elas, dirigir por lá já se torna mais fácil.
Uma das diferenças em regras de trânsito em relação ao nosso país é o Right Turn On Red e Left Turn On Red. Essa sinalização significa que mesmo no sinal vermelho você pode converter para a direita, ou esquerda. Outra regra importante é que dependendo da faixa em que você estiver, pode ser obrigado a fazer uma manobra, mesmo que não queira. Por exemplo: se você estiver na faixa da direita em uma pista e tiver uma placa “right lane MUST turn right” , você terá de converter a direita. Portanto, fique atento!
Também é muito importante saber que, nos EUA, o pedestre sempre tem razão. Enquanto estiver dirigindo, é preciso estar atento a todo tempo para o caso de um pedestre distraído surgir de repente. As faixas de pedestre são sempre preferenciais. Então, sempre que avistar alguma, pare, mesmo que não haja nenhum pedestre a vista. Faixas exclusivas para bicicletas também são populares por lá, principalmente em Miami e Orlando. O espaço para o tráfego de bikes fica entre a faixa reservada para estacionamento de carros e a pista de tráfego.
Outra dica para facilitar sua viagem é sempre ter dinheiro trocado para pedágio. Separe as moedas e notas de um dólar especialmente para o pedágio, caso vá viajar entre uma cidade e outra. Entregar uma nota alta à cobradora pode gerar grande dor de cabeça e perda de tempo. Para facilitar sua vida, alugue um carro com SunPass, que funciona como o Sem Parar do Brasil.
Com o chip da America Net Mobile, você não precisa se preocupar com falta de internet para utilizar o GPS durante sua viagem.