
A capital do poder, como é conhecida Washington, recebe esse nome por englobar as principais sedes do governo estadunidense. A Casa Branca, por exemplo, representa o nível máximo do poder executivo, ou seja, é a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos. Caracterizado pela imponência, luxo e grande importância histórica, o local é visitado por turistas de todo o mundo, mas, ainda assim conta com uma série de mistérios e informações que poucos conhecem. Confira algumas curiosidades sobre a Casa Branca:
Centro de Visitantes:
Recentemente, o local ficou desativado por conta de obras, mas hoje funciona todos os dias e tem entrada gratuita. Trata-se de uma exposição que conta, cronologicamente, a história da residência oficial do Presidente, com curiosidades, fotografias e objetos que estiveram por lá no passado. Considerando a dificuldade de fazer o tour pela Casa Branca, por conta da burocracia, o Centro de Visitantes é uma boa opção para quem quer saber mais sobre a principal sede do governo dos Estados Unidos.
Ala Leste:
Conhecida como o Centro de Organização da Casa Branca, a Ala Leste foi criada para abrigar os funcionários que cuidam dos assuntos sociais da Presidência, contando, por exemplo, com o Escritório de Caligrafia, onde são produzidos os materiais gráficos. Além disso, o Gabinete da Primeira Dama fica no local, disponibilizando secretários e assessores que podem auxiliar nas atividades da esposa do Presidente. A principal curiosidade da Ala Leste é a presença de um cinema exclusivo, que transmite as séries e filmes de preferência da família presidencial.
Ala Oeste:
Nos filmes e séries que retratam a Casa Branca, é comum existir alguma parte da construção considerada de segurança máxima, pensada para as situações de emergência. Na estrutura real, o lugar mais seguro é a Ala Oeste, que conta com restaurantes, serviços de inteligência e boa parte das principais salas de reunião e escritórios da presidência.
Salão Oval:
Ainda na Ala Oeste, o Salão Oval merece uma atenção à parte, afinal trata-se do gabinete do Presidente dos Estados Unidos. A sala foi construída em 1909 e algumas características de sua estrutura são fixas, como a mesa de madeira e o selo presidencial no teto. De maneira geral, cada governante decora o escritório como bem entender.
Entrada secreta:
Certamente, a entrada secreta é uma das principais curiosidades sobre a Casa Branca. As passagens subterrâneas entre o Tesouro e o Departamento de Estado eram utilizadas no passado como ferramentas de segurança em períodos de conflitos, como na Segunda Guerra Mundial, quando os acessos foram ligados ao complexo da residência oficial. Atualmente, não se sabe se a entrada secreta tem alguma utilidade, mas pode se dizer que o local conta com um forte sistema de segurança.
Visite a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos e compartilhe tudo com um chip da America Net Mobile.