
A atração pode ser vista de longe. A 40 metros do solo no seu ponto mais alto, a roda-gigante vermelha e amarela do Pacific Park vigia Los Angeles e suas praias. Ao anoitecer, suas mais de 170 mil lâmpadas de LED iluminam o local, anunciando um novo ciclo de atrações. Quando avistá-la, você vai saber que chegou em um dos principais pontos turísticos da Califórnia – o Píer de Santa Mônica. E o parque é apenas o começo.
O lugar
Localizado no oeste de Santa Mônica, à beira-mar, o Píer, o primeiro do seu tipo na Costa Oeste dos Estados Unidos, foi construído em 1909, no final da Rota 66.
Pouco tempo depois, em 1916, seria construído um píer adjacente, que logo iria se unificar ao primeiro. Sua construção foi acompanhada pela finalização da casa de diversões Looff Hippodrome, cuja fama viria da sua atração principal, construída em 1922: um enorme carrossel de madeira, com cavalos 44 cavalos feitos à mão, e disponível para visitas até hoje.
Em pouco tempo, o píer começou a ficar mais e mais famoso, até se tornar o local mais visitado de Santa Mônica. Após mudanças e expansões, estima-se que ele receba, atualmente, mais de 6 milhões de visitantes por ano, que encontram, em meio às suas passarelas, diversos brinquedos, restaurantes, bares e apresentações artísticas.
As atrações
Um dos principais destinos dos visitantes de Santa Mônica, o Pacific Park está instalado no Píer desde 1996. Com 12 atrações ao total, o parque oferece brinquedos como montanhas-russas, barco viking, e a famosa roda-gigante Pacific Wheel. O brinquedo, considerado marco da cidade, é a única roda-gigante movida a energia solar no mundo. Além de brinquedos, o parque conta com diversas opções de alimentação, contando com pacotes de refeições em locais como Taco Bell e Pizza Hut. Fora do parque, o Píer conta com sete opções de restaurantes.
Quem gosta de competir com jogos pode fazer uma visita ao Playland Arcade, um fliperama com mais de 200 jogos, que une atrações antigas, como pinball e pebolim, a videogames e brinquedos recentes, oferecendo diversão para todas as idades.
As atrações do píer podem ir, literalmente, às alturas. É o caso da Trapeze Scholl New York, uma escola de trapézio e acrobacias aéreas. A escola não exige experiência prévia, e oferece aulas de 2 horas de Trapézio Voador e aulas de 1 hora de Habilidades Aéreas, que incluem trampolins e tecidos. A idade mínima para participar é de 6 anos. Ou seja, famílias inteiras podem ter uma experiência de aventura juntos.
A melhor maneira de encerrar uma visita ao píer é na sua atração mais antiga: o Loff Hippodrome e seu carrossel de madeira, aberto para visitas há mais de 50 anos. Além das atrações nostálgicas da construção, que oferecem uma visita ao passado de Santa Mônica, é possível conhecer um pouco mais da vida marinha local visitando o aquário abaixo do hipódromo, no nível da praia.
O Santa Monica Pier Aquarium oferece apresentações e exibições interativas como parte do projeto “Heal the Bay” (Cure a Baía), que educa, inspira e conscientiza os visitantes quanto aos cuidados com o meio-ambiente.
Saia do aquário, e termine seu passeio com uma caminhada pela praia. E se prepare, pois quando anoitecer, a Pacific Wheel irá acender suas luzes, e o píer ganhará vida nova. Aproveite ao máximo sua viagem, e compartilhe suas experiências com um chip America Net Mobile.