
Se você perguntar para os moradores de Nova Iorque, muitos dirão que a melhor maneira de conhecer a cidade é andando por suas ruas e entrando em contato com suas atrações. Mas em momentos em que o tempo é limitado, a distância é longa ou o cansaço já está atrapalhando, saiba que a cidade oferece diversas alternativas de locomoção, públicas ou não. Entenda como funcionam os principais meios de transporte e evite transtornos:
Táxi
Imaginar-se percorrendo a Quinta Avenida dentro de um táxi amarelo já se tornou automático para muitas pessoas ao pensar em Nova Iorque. Apesar da concorrência com aplicativos como Uber e Lyft, os veículos continuam sendo uma opção popular na cidade.
A corrida começa em U$2,50 e aumenta U$0,50 a cada meia milha (pouco mais de 800m) ou a cada minuto parado no trânsito lento. Os preços podem variar de acordo com fatores externos, como pedágios, malas ou horários de rush.
Se quiser saber se um táxi está disponível para corridas, basta olhar no número de identificação em cima do carro. Se ele estiver apagado, o veículo já está em serviço. Se ele estiver acesso, pode dar sinal e seguir com sua viagem!
Aplicativos de mobilidade
Muitos dos aplicativos usados nos Brasil também estão nos Estados Unidos. O Uber é um dos mais populares em Nova Iorque, tendo a cidade sido uma das primeiras a regularizar o serviço do app. Com mais de 30.000 motoristas regularizados, o Uber conta com diversas categorias, que variam de acordo com a demanda e as características do carro desejado, o que pode afetar o preço cobrado.
Após o sucesso do Uber, muitos aplicativos seguiram o rastro e estão fazendo sucesso, como Cabify, Lyft, Juno e Via. Vale a pena ter todos os aplicativos instalados, assim como o Taxi Fare Finder, para comparar preços de viagens e escolher a melhor opção.
Fique atento para horários de rush ou situações de alta demanda em uma região, pois o preço dos aplicativos pode subir. É o chamado “preço dinâmico” no Brasil, e nos Estados Unidos é conhecido por “Surge Pricing”.
Metrô
Graças ao número de linhas e a abrangência da sua malha, o metrô de Nova Iorque é considerado a opção mais acessível de mobilidade urbana, principalmente quando se leva em conta o trânsito de grandes centros, como Manhattan.
São 27 linhas de metrô, que percorrem a cidade pontuando 472 estações. Por isso, é sempre importante ter um mapa em mãos (que pode ser baixado no site da MTA) ou um aplicativo como Google Maps, para facilitar a busca por trajetos e itinerários. Em muitos casos, uma rua possui mais de uma estação, e mais de uma linha pode passar pela mesma estação. Cada estação pode ter mais de uma entrada, para trens que seguem sentido bairro ou sentido centro. Fique atento a esses detalhes, pois não é possível pedir reembolso após passar da catraca! Consulte sempre o mapa, ou pergunte a um funcionário do metrô e evite equívocos.
Outro ponto importante é ficar atento as paradas de trens expressos e trens locais. No mapa oficial da Cidade de Nova Iorque, as paradas de trens expressos são indicadas por um círculo ou uma barra branca. Todos os trens nessa linha param nas paradas expressas, mesmo os trens locais. No entanto, apenas os trens locais param nas paradas locais, indicadas por um círculo ou uma barra preta. Se sua parada é indicada por um círculo preto, não entre em um trem expresso a menos que escute um anúncio dizendo que o trem fará todas as paradas locais.
As passagens de metrô custam U$03,00 por viagem. Uma das formas mais práticas de pagar a viagem é por meio do MetroCard, que pode ser adquirido em qualquer estação por U$01,00. Com ele, as viagens saem por U$2,75, e permitem integração entre metrôs e ônibus dentro do prazo de 2 horas.
Os MetroCards podem ser recarregados de duas formas: Pay-per-ride, em que você pode carregar de U$05,50 a U$80, e os valores são descontados por viagens; Unlimited Ride, em que você pode pagar um valor fixo e ter viagens ilimitadas. São duas opção: de 7 dias, por U$32,00, e de 30 dias, por U$121,00.
Ônibus
Uma opção pouco popular, mas também muito útil no dia-a-dia. Os ônibus podem cobrir distâncias e áreas que as linhas de metrô não atingem.
Os pontos de ônibus são sinalizados por postes com placas. No ponto, geralmente encontram-se “Guide-a-Ride’”s, boxes com o trajeto do ônibus e a frequência com que o veículo passa, ou painéis eletrônicos, que indicam o trajeto e quanto tempo falta para o próximo ônibus chegar à parada. Preste atenção na identificação para garantir que está pegando o ônibus certo, já que em muitos casos o mesmo ponto pode servir para várias linhas. Verifique também o sentido do veículo: leste, oeste, norte ou sul.
As tarifas individuais do ônibus custam U$03,00, e podem ser adquiridos nas máquinas presentes nos pontos ou direto com o motorista (mas somente pelo valor exato, pois não é permitido dar troco). Uma vantagem é que a passagem pode ser paga com o MetroCard da MTA, com o preço da viagem saindo por U$02,75.
Também é possível encontrar mais dois tipos de ônibus: o Express e o Select. O Express costuma a vir de áreas diferentes da cidade, e tem uma taxa maior, de U$06,50. A outra categoria é o SBS, ou Select Bus Service, o equivalente aos VLP’s brasileiros, veículos leves e mais rápidos. Para embarcar nesses veículos, é necessário inserir o MetroCard na máquina e retirar um recibo específico (ou pagar o valor exato da passagem).
Nova Iorque conta com muitos meios de transporte, e esses são os mais conhecidos e acessíveis. Prepare sua viagem, conheça a cidade e compartilhe tudo usando um chip America Net Mobile.