
Cercado pelas 5º e 6º avenidas e pelas 48º e 51º ruas, o Rockefeller Center é um dos pontos turísticos mais famosos de Nova Iorque. Praticamente uma cidade por conta própria, o complexo de 19 prédios em estilo Art-Deco no centro de Manhattan reúne lojas, bares, restaurantes e diversas atrações.
Seu surgimento se deu graças às pretensões de John D. Rockefeller Jr. de construir um local que fosse ao mesmo tempo o maior distrito comercial de Nova Iorque depois de Wall Street e um espaço onde turistas e moradores pudessem conviver e se entreter. Suas construções iniciais terminaram em 1939, e o complexo se expandiu ao longo dos anos até alcançar seu formato atual.
O seu edifício mais importante é também o mais antigo: o arranha-céu Comcast Building, também chamado de 30 Rockefeller Plaza, conhecido até 2015 como GE Building. O prédio foi construído em 1930 com 66 andares e 260 metros. Nele é possível encontrar a principal atração do Rockefeller Center: o Top of the Rock, um deque de observação 360º e vista privilegiada para o Central Park, oferecendo um dos melhores panoramas da cidade.
O prédio também abriga em seu 65º andar o Rainbow Room, um restaurante e espaço para eventos, e o bar SixtyFive, um local reservado onde são servidos coquetéis e petiscos, oferecendo uma bela vista do Central Park e da cidade.
O Comcast Building também oferece um passeio ideal para os fãs de entretenimento: um tour guiado pelos estúdios da NBC. O edifício é sede oficial da emissora desde 1933. Quem visita-lo também pode assistir às gravações de programas famosos como o Today Show e o Saturday Night Live.
Os visitantes também podem aproveitar a oportunidade para conhecer o Radio City Music Hall, uma das maiores casas de espetáculo dos Estados Unidos. Inaugurada em 1932 com capacidade para 5.960 pessoas, o teatro já recebeu diversos concertos, apresentações e premiações, sem perder o espírito artístico e decorativo da década de 30. Hoje, o local é conhecido também como lar do grupo de dança The Rocketters, e por sediar todo ano a famosa Christmas Spectacular, na época de natal.
É neste mesmo período, entre outubro e abril, que o complexo abre uma de suas principais atrações: um enorme rinque de patinação no gelo, montado anualmente desde 1936, em frente à tradicional árvore de natal. A atração fica no Rockefeller Lower Plaza, no centro do complexo conhecido por sua exibição de bandeiras dos países das Nações Unidas.
Quem quer conhecer o lado comercial do complexo, visitando lojas, restaurantes e afins, tem duas principais opções: o Rockefeller Plaza, uma via de pedestres paralela à 5ª e à 6ª Avenidas, e o Concourse, uma rede subterrânea que conecta os estabelecimentos do Center composta por diversos estabelecimentos.
O Rockefeller Center é um dos pontos turísticos mais tradicionais de Nova Iorque, e merece ser visitado graças às suas opções diversificadas. Ao passar pela cidade, ande pelas ruas do complexo, conheça suas atrações e compartilhe todas suas experiências usando um chip America Net Mobile.